Nós queremos democratizar o acesso à saúde mental e organizar a classe de psis e profissionais da saúde.
Nós queremos democratizar o acesso à saúde mental e organizar a classe de psis e profissionais da saúde.
O projeto organiza uma rede com mais de 500 profissionais dedicados à saúde mental – psicólogos, psicanalistas, psiquiatras, nutricionistas, profissionais de TI, designers, entre outros.
Todes contribuem para a luta por uma democratização da saúde mental junto com a valorização e organização da classe trabalhadora, em uma perspectiva marxista-leninista.
Apoio à categoria de pessoas psicólogas
A única coisa que o trabalhador tem é sua organização, por isso buscamos organizar trabalhadores em torno de seu trabalho, visando fortalecer a categoria que trabalha direta ou indiretamente com saúde mental com atividades formativas, intervisões, supervisões, grupos de estudos, orientações das mais diversas.
Tudo é político
O ser humano é um ser social, como tal, assim é seu trabalho. Em uma sociedade que muitas vezes valoriza o individualismo como expressão máxima dos sujeitos, nosso trabalho é combater algumas falácias liberais, como a meritocracia e o individualismo, assim profissionais que militam na SAMECA recebem formações políticas constantes para desenvolvermos uma visão de mundo alinhada com a luta de classes e garantir o respeito às pessoas que atendem e seus sofrimentos.
O quanto você puder pagar
Na SAMECA você indica quanto pode pagar por consulta, dentro da sua realidade e o projeto encontra um profissional que aceite te atender por esse valor. O quanto você paga vai diretamente para um trabalhador como você, portanto pedimos sinceridade e fraternidade com a camarada que vai te atender na hora de indicar o valor – como uma associação sem fins lucrativos, aqui seu dinheiro não vai para encher o bolso de bilionário.
Não apoiamos a exploração do trabalhador focado em saúde mental pois isso precariza toda a cadeia de cuidado. Por isso, oferecemos formação continuada, grupos de estudos e orientação profissional para a rede de psis cadastrades.
Transformamos a psicologia em resistência, lutando por uma sociedade mais justa e consciente.
Aqui, a militância começa na mente, conectando cuidado e transformação social.
Psicologia crítica que se engaja na luta por direitos e desafia sistemas opressores.
Construímos pontes entre saúde mental e justiça social, em um ato contínuo de militância.