Uma imagem com objetos geométricos, quadrados, cículos e meio-círculos. Nos cantos direito e esquedo da imagem, encontramos ícones que representam pessoas. A imagem representa a conexão de duas pessoas distantes uma da outra.

Nós queremos democratizar o acesso à saúde mental e organizar a classe de psis e profissionais da saúde.

Nós queremos democratizar o acesso à saúde mental e organizar a classe de psis e profissionais da saúde.

Uma foto tirada no Congresso da Soberana realizado em 2024. Da esquerda para a direita encontramos Ana, Firo, Estau, Camarada Furry, Angela, Victor e Vinny Days. Todos usam um cordão com um cartão de identificação para o congresso, com nome próprio e logo da soberana.

O projeto organiza uma rede com mais de 500 profissionais dedicados à saúde mental – psicólogos, psicanalistas, psiquiatras, nutricionistas, profissionais de TI, designers, entre outros.

Todes contribuem para a luta por uma democratização da saúde mental junto com a valorização e organização da classe trabalhadora, em uma perspectiva marxista-leninista.

Na imagem acontece uma reunião realizada pelo Google Meet. Estão presentes Angela, Carmen Ura, Firo, Camarada Furry e Vinny Days.

Apoio à categoria de pessoas psicólogas

A única coisa que o trabalhador tem é sua organização, por isso buscamos organizar trabalhadores em torno de seu trabalho, visando fortalecer a categoria que trabalha direta ou indiretamente com saúde mental com atividades formativas, intervisões, supervisões, grupos de estudos, orientações das mais diversas.

Vinny Days palestra de frente para um público, ele segura um microfone na mão, usa uma camisa flanelada vermelha, preta e branca, no telão está escrito o título "Psicologia para além do olhar individualizado".

Tudo é político

O ser humano é um ser social, como tal, assim é seu trabalho. Em uma sociedade que muitas vezes valoriza o individualismo como expressão máxima dos sujeitos, nosso trabalho é combater algumas falácias liberais, como a meritocracia e o individualismo, assim profissionais que militam na SAMECA recebem formações políticas constantes para desenvolvermos uma visão de mundo alinhada com a luta de classes e garantir o respeito às pessoas que atendem e seus sofrimentos.

O quanto você puder pagar

Na SAMECA você indica quanto pode pagar por consulta, dentro da sua realidade e o projeto encontra um profissional que aceite te atender por esse valor. O quanto você paga vai diretamente para um trabalhador como você, portanto pedimos sinceridade e fraternidade com a camarada que vai te atender na hora de indicar o valor – como uma associação sem fins lucrativos, aqui seu dinheiro não vai para encher o bolso de bilionário.

Não apoiamos a exploração do trabalhador focado em saúde mental pois isso precariza toda a cadeia de cuidado. Por isso, oferecemos formação continuada, grupos de estudos e orientação profissional para a rede de psis cadastrades.

Transformamos a psicologia em resistência, lutando por uma sociedade mais justa e consciente.

Aqui, a militância começa na mente, conectando cuidado e transformação social.

Psicologia crítica que se engaja na luta por direitos e desafia sistemas opressores.

Construímos pontes entre saúde mental e justiça social, em um ato contínuo de militância.

Inscreva-se na Sameca

Inscreva-se na Sameca

Ajude a Sameca assinando o nosso Apoia.se

Na imagem encontramos o rosto do mascote da Sameca, o Samuca, sorrindo. Encontramos também o logo da Sameca e do Apoia.se